25/05/2011

paixão x ponderação

No mundo há dois grandes grupos de pessoas, aqueles que se mantém de pé durante uma partida inteira, gritando, cantando e xingando e aqueles que, no calor do jogo, não movem sequer um músculo e, estáticos soltam um comentário, frio e preciso sobre o mau posicionamento do terceiro zagueiro ou sobre a falta de cobertura do lateral esquerdo.
Para os primeiros, românticos e apaixonados, não importa o que aconteça, o seu time sempre está sendo roubado. Se o atacante cai na área, é pênalti indiscutível e se o mesmo ocorre com um adversário, nada deverá ser marcado, foi simulação clara. Qualquer atitude do juiz que não corresponda a estas marcações é trapaça, bandidagem, máfia, realizada por um árbitro corrupto que se vendeu ao adversário, que, por sua vez, mostrou mais uma vez suas atitudes deploráveis ao subornar um juiz na cara dura. Para este torcedor, a vida é uma catástrofe e existem apenas dois refúgios para tanta mágoa, um bar e um estádio. No estádio, os xingamentos escandalosos, os cânticos monumentais, as tempestades que o encharcam dos pés à cabeça (para ele, estar debaixo da chuva é um sinal de devoção, de força) o consolam como uma cachaça o faria e todas as dores são afogadas por manifestações exageradas de paixão.
Para os outros, os céticos, o jogo deve ser analisado, não chorado. Este torcedor, por maior que seja sua paixão pelo clube, possui olhos críticos e julga o que acontece no gramado com classe e imparcialidade. Para ele, um juiz pode estar corretíssimo ao marcar um pênalti para o adversário, ou muito equivocado numa marcação favorável ao seu time. Não acha certo que o árbitro seja chamado de ladrão ou um atacante de mercenário, afinal, é um absurdo xingar uma pessoa de bem com nomes tão ofensivos, já que qualquer um está sujeito a falhas. Suas ponderações são sempre precisas e corretas. Torcer, para ele, significa apontar os erros e elogiar os acertos. Os adeptos deste grupo, aliás, não deveriam se chamar torcedores, mas sim, comentaristas.
Eu, particularmente, prefiro os erros apaixonados.
 

Um comentário:

  1. Só há 2 possibilidades: ou nosso time ganhou ou foi roubado.

    ResponderExcluir