23/05/2011

o melhor campeonato do mundo

Neste fim de semana começou o melhor campeonato do mundo, o brasileiro. Alguns, tolos, afirmam que o brasileirão é fraco por não ter grandes craques, como na Europa. Outros dizem que a falta de grandes jogadores é o menor dos problemas, que a estrutura de diversos estádios e os erros de arbitragem fazem desta liga uma das piores do planeta. Não discordo destas afirmações, mas discordo do ponto em que são vistas como negativas.
As ligas inglesa, italiana, francesa, espanhola e alemã são caracterizadas por abrigarem jogadores de destaque mundial, por possuírem estádios de última geração, nos quais milhares de torcedores têm grande prazer em assistir seus clubes - ricos e poderosos e que pagam seus atletas em dia - praticarem um futebol quase isento de violência ou pênaltis roubados; enquanto desfrutam de um lanche saboroso e de um clima agradável nas cadeiras numeradas. Certamente, tais qualidades são fruto de uma federação esportiva bem organizada, que suporta a união entre as equipes de seu país, que por sua vez, possuem ótimos contratos de imagem e de patrocínio.
É inegável o fato de que um campeonato tão bem articulado e estruturado seja um deleite para os olhos de qualquer espectador. Mas, como sempre, a perfeição é chata.
A graça de uma liga européia está na habilidade de alguns jogadores; a graça da brasileira está em tudo. O torcedor pode escolher se revoltar contra a diretoria, técnico, jogador, cartola, agente, patrocinador, televisão, ou simplesmente, presidente(a) da república. É empolgante acessar um site ou ler uma matéria esportiva, porque a decadência é excitante. Por outro lado, em qualquer partida temos jogadores que se sobressaem, que quebram expectativas e que nos lembram dos grandes do passado. O campeonato brasileiro não tem dois ou três favoritos; tem dez, ou mais. A primeira rodada, neste último fim de semana, é emblemática. Em dez confrontos, tivemos quatro triunfos de visitantes, gritos de "burro" por parte dos tricolores cariocas, favoritos perdendo para times como Atlético-GO e Figueirense, redenção de equipes até ontem muito criticadas e o renascimento do potencial melhor jogador do país. Em dez confrontos, apenas um empate. Tensões divididas entre todos os jogadores e todos os torcedores de todos os times. Rivalidades acentuadas, emoções inflamadas, começa o melhor campeonato do mundo (e com vitória do Corinthians)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário