22/04/2011

do ninho da coruja ao anel superior

Para aqueles que não entenderam o nome do blog (e para aqueles que entenderam também), aí vai uma explicaçãozinha rápida.
O ninho da coruja é mais conhecido como "gaveta" ou, simplesmente "ângulo". É o ponto extremo que um chute pode alcançar, o mais cobiçado pelos artilheiros, logo abaixo da "furquilha", união da trave com o travessão. É o ponto alto do jogo, que caracteriza um gol especial. O nome "ninho da coruja" surgiu com o curioso fato de que algumas corujas se alojam exatamente neste ponto da baliza, inclusive durante os jogos. Para mim, soa como algo poético, metafórico, já que, na natureza, uma coruja é um animal de extrema destreza e inteligência, sendo assim, invadir seu ninho demandaria uma enorme carga de esforço.
Já o anel superior é o extremo contrário, é a arquibancada mais distante do gramado, 10 ou 15 metros acima do travessão. Mandar a bola no anel superior significa um ataque arruinado, uma bola isolada, um momento de humilhação, uma brecha para o anúncio de cerveja. Geralmente não chega nem a ser levado em consideração pelo locutor que no máximo lança um jargão ao melhor estilo "que beleza" de Milton Leite.
 Estes dois extremos, e o que há entre eles, simbolizam o futebol como um todo, que possui momentos de rara beleza e de tristes amarguras. A bola percorre o campo todo, mas no segundo em que entra no ângulo, ou que é isolada, a torcida se exalta, vibrando ou chorando com o golaço do título ou com a angústia do rebaixamento.
E o futebol se mostra apaixonante no momento em que se pode vibrar por uma bola no anel superior ou se lamentar por um tiro no ninho da coruja.  

Um comentário:

  1. Superbacana o nome do blog. E o conteúdo também, com uma escrita capaz de atrair até os não fanáticos pelo assunto, como este torcedor esporádico.
    Além do eco das arquibancadas, também já vai ecoando aqui um pouco da viva tradição dos grandes cronistas (no sentido específico de escritores) do futebol no Brasil. A jogada com a expressão que dá nome ao blog no final deste post, por exemplo, é de craque.

    ResponderExcluir