25/06/2014

Entrei na copa

Entrei na copa, catei logo a farinha de trigo; fiz três coxinhas, cinco empanadas, umas vinte almôndegas e ainda assei um bacalhau. Depois às bebidas; três engradados de breja, duas Balalaika, sei-lá-quantas 51 (já peguei os limões para não perder a viagem), aquelas garrafinhas de whisky, conhaque (Dreher) e cachaça da boa - ah, e sempre a boa e velha Coca. Recheada essa copa.

Esses dias fui na Vila Madalena; há tempos não via tamanho fuzuê. Há quatro meses, para ser exato, em fevereiro. São Paulo entrou num estado de folia que dá gosto de ver. Os alckmins que se cuidem, porque tudo virou desculpa para farrear. E olha que todo mundo avisou, que quando a Copa começasse, a festa ia rolar. Não tem mais black bloc, nem white bloc (só yellow); pouco se ouve de superfaturamento, ou baixo investimento em saúde e educação (comparado ao que se ouvia); esses dias vi até elogio ao PT! Tem sempre aquelas coxinhisses básicas, de achar mensagem comunista no logo, ou coisa do tipo. Mas eu, em nome da Copa, encaro tudo isso como uma inveja.

Virou tudo de ponta cabeça; o clima esquentou, a vista grossa aumentou e o carnaval se estende ininterrupto. As regras são poucas, o que seria perigoso num dia qualquer; mas em dia de Copa pode, e todo dia é dia de Copa. Se tem feira, tem Copa. E quem não gosta de feira? E quem não gosta de Copa? De repente, todo mundo é louco por futebol. Dá-lhe, Brasil! Chupa, Brasil! Viva, México! Ole, Chile! Go Eagles*! A suruba de cores e línguas dita o tom às ruas. Não tem carro que passe, ou vergonha da face.

Mal dá tempo de pensar, já vem notícia de novo. Vem mordida - e por que não morder? tá recheada essa copa! -, sai Europa - que deleite, que venham mais mordidas. Vêm gols, muitos gols; gols tortos, golaços, de canhota, cavadinha, com efeito, chaleira, peito (put some farofa, delicious), barriga, impedido, roubado, armado, que faz sorrir, ou faz chorar. Vem palavrão, e dos bom. Vale cú, vale fuck, scheiße, ou carajo.

Do jeito que a coisa anda, vai dar saudades no verão...



*Eagles: apelido dado pelo autor à seleção dos EUA